03/10/2016

Sereismo - O que é?

Vamos falar sobre Sereismo?
Esse movimento (sim, movimento) que vai muito além de um hobby ou moda e que vem crescendo e se tornando cada dia mais conhecido entre aqueles que são apaixonados pelas sereias, esses seres místicos que sempre despertaram tanta curiosidade.

Hoje em dia é bastante comum vermos meninas com cabelos coloridos, roupas com temas marinhos, mas o que nem todos sabem é que ser uma sereia exige muito estudo a respeito do assunto, pois é um estilo de vida e pode até se tornar uma profissão.

Além de todo esse engajamento com a natureza, amor pelas águas e claro acreditar nas sereias. É preciso muito esforço e trabalho duro para se profissionalizar. São necessárias aulas de mergulho, ginástica para aprender os movimentos suaves de uma sereia e em alguns casos optam por treinar apneia para se manter mais tempo submersas. Então já deu pra ver que não é nada fácil né!?

No exterior cerca de mil pessoas já trabalham integralmente sendo sereias e tritões. E suas áreas de atuação podem variar, além de apresentações em aquários e shows, workshops, alguns até mesmo produzem e vendem caudas e acessórios. Também é importante ressaltar que muitos desses profissionais são ativistas em causas ambientais.

Aqui no Brasil o termo Sereismo começou a ser usado pela Bruna Tavares, uma jornalista e dona do Canal e Blog Pausa para Feminices, que além de dar dicas de moda e maquiagem vende vários produtos lindos ligados ao tema sereias. Enfim ela e a sereia Camila Gomes do Blog Sereismo tornaram esse termo conhecido. Passem nos blogs delas, é muita lindeza e muito amor.

E vocês sabiam que temos uma sereia brasileira que se apresenta em aquários em São Paulo? O nome dela é Mirella Ferraz, que tem um Canal e foi vendo um vídeo dela nadando no Tanque do Peixe-boi que me apaixonei completamente por esse tema. Ela foi percursora do movimento aqui no Brasil e ver o quanto ela é apaixonada pelo que faz e por ser uma sereia é incrível.

Acho importante ressaltar que eu não sou nenhuma especialista no assunto, mas tenho feito muitas pesquisas sobre o tema e uma coisa que sempre encontro são reclamações sobre o quanto o real significado do Sereismo vem sendo deturpado pela mídia. Então acho que se torna um dever para nos que queremos entender melhor essa comunidade, nos aprofundarmos no assunto e repassarmos para quem se interessa.