27/09/2016

Como parar de roer as unhas

Roer unhas é um hábito extremamente chato e difícil de controlar, afinal suas unhas fazem parte de você o que acaba tornando tudo muito pior. Eu só consegui parar de roer minhas unhas quando tinha 13 anos, mas até esse dia chegar meus dedos ficaram totalmente machucados porque além de eu roer as unhas eu descascava minhas cutículas e isso causava feridas horríveis.
Então decidi fazer esse post para tentar ajudar aquelas que querem por um fim nesses dias de unhas curtas.

A primeira coisa que você precisa saber é o motivo de ter esse hábito. Geralmente roer unhas está ligado a crises de ansiedade ou autoestima, mas calma que tudo tem jeito.
Então é importante que você repare em quais momentos você tem essas crises e acima de tudo manter o autocontrole.

Embora a maioria das pessoas se preocupem mais com o lado estético, esse hábito traz muitos outros malefícios. Quando roemos as unhas passamos os germes que vivem nela para nossa boca, quando roemos a pele ao redor podemos causar infecções e nos expomos a micróbios e vírus. E algo que também pode acontecer é ferir a gengiva e desgastar o esmalte dos dentes, o que pode gerar cáries.

Fiz um vídeo contando sobre como parei de roer as unhas, se inscreva lá no meu canal que sempre estou dando alguma dica.


Agora podemos ir para as dicas, funcionaram para mim e espero que ajude vocês também.

1. Mantenha as unhas lixadas
No início suas unhas vão crescer tortas e fracas, então é importante mantê-las curtas para não prender em roupas, quebrarem e também ajuda a controlar a vontade de roê-las.

2. Repare em unhas bonitas
Parece bobeira, mas ajuda muito você ter fotos de unhas bonitas que gostaria de ter um dia. E olhar para elas nos momentos em que esta tentada a roer, te faz repensar um pouco.
3. Cubra as unhas
Algo que fiz por um tempo foi cobrir minhas unhas com curativo ou esparadrapos. Passava o dia todo com as unhas cobertas e trocava depois do banho. Quando precisava sair e antes de dormir eu os retirava para não danificar as unhas.

4. Use inibidor 
Existem produtos que deixam as unhas com gosto ruim, assim você evita de roê-las. Os dois que eu conheço são: Inibidor Mavala Stop, que deixa as unhas com gosto amargo e pode ser usado a partir dos 3 anos. O outro produto é a Base Fortalecedora Casco de Cavalo, o bom dela é que além de ter um gosto péssimo, fortalece as unhas e é muito comum as unhas no início serem fracas e quebradiças.

5. Faça as unhas toda semana 
Ver suas unhas bonitas e bem feitas costuma ser um ótimo incentivo para deixá-las crescer, mas reserve pelo menos uma semana por mês sem pintá-las pois o excesso de acetona pode causar descamação da unha.

6. Use unhas postiças
Não tem jeito melhor do que manter as unhas escondidas e você encontra dois tipos de unhas postiças: as moldadas sob medida e as comuns que vendem em farmácia.
Mas assim como pintar as unhas, é importante não exagerar no uso das unhas postiças também.

7. Sempre tenha um chiclete
Mantendo sua boca ocupada assim você acaba se distraindo e esquece um pouco das unhas... Confesso que eu tentava roer as unhas enquanto mascava chiclete, e olha como é difícil, acabava desistindo.

8. Alimentação
Depois que você consegue deixar de lado esse hábito terrível de roer as unhas, é importante cuidar para que elas cresçam saudáveis e o único jeito de garantir isso é cuidando também da sua alimentação.
Alimentos com Cálcio - Leite desnatado, queijos , aveia, ovo cozido, brócolis, agrião, espinafre, couve, amêndoas, açaí, ameixa seca, iogurte natural, sardinha, figo seco e laranja.
Alimentos com Biotina - Amendoim, chocolate, amêndoas, acelga, tomate, iogurte, fígado, leite, arroz, ovos e cenoura.
Alimentos com Vitamina C - Acerola, goiaba, mamão, pimentão, brócolis, couve de Bruxelas, morando, abacaxi, laranja, kiwi, melão, couve-flor, couve, framboesa, acelga, tomate e limão.
Alimentos com Vitamina E - Amêndoas, avelã, couve, amendoim, abacate, pistache, semente de girassol, mamão, castanha-do-Pará e acelga.

Infelizmente não existe nenhum produto mágico que te faça parar de roer as unhas do dia para a noite, mas com determinação e foco você consegue se livrar desse mal e ter as unhas lindas que sempre quis.