30/08/2016

O Futuro de nós dois

Título Original: The Future of us
Título Nacional: O Futuro de nós dois
Autor: Jay Asher e Carolyn Mackler
Páginas: 384
Ano: 2013
Editora: Galera Record

É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir.

Quem nunca imaginou como seria o futuro?
E se você tivesse uma semana para mudar sua vida daqui quinze anos?

É exatamente isso que acontece com Emma e Josh. Depois que Emma ganha um computador e usa um CD-ROM de Josh para ter acesso a Internet, ela recebe um convite para conhecer o Facebook. Um site que até então ela nunca tinha ouvido sobre, mas levada pela curiosidade ela o acessa.
A surpresa maior é que no momento em que a página carrega, ela entra no perfil de uma mulher que tem seu nome, a mesma data de nascimento mas quinze anos mais velha.

No começo Emma e Josh acham que é algum tipo de brincadeira muito bem elaborada por algum colega de escola, mas conforme vão usando e conhecendo o site percebem que alguns informações são pessoais demais para que alguém além deles conheça. E é aí que eles se dão conta que aquele site pode ser uma janela para verem seu futuro.

Emma logo fica obcecada por saber tudo o que vai acontecer em sua vida e fica decepcionada com o quão infeliz são suas postagens, desempregada, com um marido traidor e poucos amigos. Então ela decide que fará de tudo para reverter essa realidade e começa a alterar seu futuro, no começo com alguns detalhes bobos, mas com o tempo começa a perceber que pode mudar tudo de forma drástica sem se importar com as consequências.

“Sim, é ótimo planejar a vida, quando você acha que tudo vai dar certo. Mas, e quando mostram para você, uma vez após a outra, que você não tem quase controle nenhum sobre nada?”.

Por outro lado, Josh prefere deixar a vida seguir seu curso sem ficar se preocupando ou mexendo com o futuro. Ainda mais depois de descobrir que irá se casar com a garota mais popular da escola e se tornar um designer de muito sucesso. Quando ele percebe que Emma pode não só mudar o próprio futuro, como também prejudicar o seu, ele começa a ter dúvidas se aquele futuro perfeito é realmente o que ele deseja.

"- Mas eu adoraria saber o que isso vai mudar (...)
- Espero que mude tudo." Pág.381

Um livro de linguagem simples e uma leitura rápida, que me fez refletir sobre muitos assuntos, como por exemplo:
É preciso expor tanto nossas vidas em redes sociais, ou basear a felicidade dos outros pelas "vidas" felizes que postam para outros?
E principalmente, como meu presente pode estar afetando meu futuro?
As vezes nos vemos tão presos em planos ou objetivos que estão lá na frente e nos esquecemos o quão importante é viver o aqui e o agora. Apreciarmos as pequenas coisas, como: amigos, família e momentos de felicidade.

Vi muitas críticas sobre esse livro, falaram sobre o mal aproveitamento da história, do machismo e do final previsível.
Realmente deixaram de explicar o motivo de Emma e Josh poderem ver o futuro, o que foi uma pena pois fiquei bastante curiosa.
Sobre o machismo, não sejamos hipócritas agindo como se ele já não mais existisse, nós mulheres continuamos sendo mal vistas e faladas por nossas atitudes. Convenhamos, se as pessoas são retrógradas agora, imaginem na década de 90.
E sobre o final clichê, acho que é difícil você encontrar um romance atualmente que vá fugir muito desses finais óbvios. O importante é tentarmos apreciar a mensagem que o autor quis nos passar e tirar algum proveito disso.

Fiz um vídeo falando sobre o que achei do livro, assistam =D